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I. Optimização de Motores Eléctricos em Sistemas de Movimentação e Accionamentos Mecânicos

 

Os motores eléctricos representam, na Europa, uma das principais fontes de consumo de electricidade: da ordem dos 70% na indústria e de 33% do consumo total no sector dos serviços. Cerca de 96% dos custos de funcionamento de um motor ao longo da sua vida útil resultam do respectivo consumo energético (e apenas 2,5% desses custos se deve ao investimento inicial e 1,5% aos custos de manutenção). Aquando da compra de um motor, é, portanto, essencial que o seu consumo de energia seja tido em consideração e que se procure que este seja o mínimo possível. Assim, para gerir um parque de motores o mais economicamente possível, é aconselhável que sejam tidos em consideração os seguintes parâmetros: o rendimento do motor, o seu dimensionamento, as perdas de transmissão a jusante, a manutenção (reparação e rebobinagem), bem como a utilização de sistemas de controlo tais como os variadores electrónicos de velocidade (VEV).

 

As medidas enquadráveis nesta categoria são:

 

  • Optimização dos sistemas de comando e controlo;
  • Substituição de motores por motores de alto rendimento;
  • Substituição de motores sobredimensionados;
  • Aplicação de variadores electrónicos de velocidade;
  • Optimização do tipo de arranque e aplicação de arrancadores suaves;
  • Aplicação de sistemas de transmissão mecânica mais eficientes.
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